segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Horta em vasos

Apartamento ou casa: quem não tem área disponível?
 
Faça uma horta com vasos, jardineira de temperos ou chás como alecrim, salsa, cebolinha, coentro, manjericão, hortelã, alho de folha, orégano, pimenta ardida, pimenta -de-cheiro.
Vasos grandes: taioba, batata-doce, tomatecereja,camapu etc.A batata-doce pode ser cultivada em vasos, com água e duas gotas de hipoclorito ou água sanitária para cada litro de água, para evitar a dengue. Trocar
a água toda semana ou colocar areia.

Grade na janela? Cultive trepadeiras como o cardeal, cará-do-reino e a bertalha plantados em vasos. Enfeitam e são comestíveis.
Raramente quem cuida de horta tem depressão.
Não combina. Produzir e consumir alimentos saudáveis faz bem para o corpo e para a mente.

A horta perene serve como “berçário” para multiplicação de mudas, colheita de sementes.
Nomeie as plantas. É um exercício para a memória. Só amamos o que conhecemos.

Durante a safra ou na passagem por uma fazenda, chácara ou sítio aproveite frutos, raízes, sementes e folhas
como as de mandioca, amora, louro, salsa, cebolinha, orégano, alecrim, tomate, nabo, taioba, broto de abóbora, bambu, pimentão, pimenta, abacaxi, caju.

Transforme em pó, chás de folhas desidratadas, conservas ou doces, licores, vinagre, picles, que podem ser
conservados por vários meses. Os potes decoram as prateleiras e a mesa e enchem os olhos e a boca d’água.

Horta dentro de casa

Sementes Germinadas-  As sementes são a síntese da vida. Guardam em seu interior a energia vital que é despertada pela ação da água e da luz, aumentando muito as vitaminas do complexo B, vitaminas A e C e outros nutrientes que promovem a saúde.

Os brotos mais comercializados são os de feijão, alfafa, girassol e trigo. Pode-se fazer de nabo, rabanete, agrião, lentilha, grão-de-bico, linhaça, gergelim, abóbora, soja, mostarda.

 
Modo de Preparo

lavar bem as sementes, colocá-las em um vidro e cobrir com água;

deixar de molho por oito horas em vidros cobertos com tule preso por uma liga;

escorrer a água e lavar duas vezes (pela manhã e à noite), colocar o vidro inclinado em um escorredor com a boca para baixo e cobrir com um pano.

Sementes que permanecem em muita água apodrecem. Os brotos estão prontos quando atingirem de dois a três centímetros, com exceção do gergelim e linhaça, que devem ficar só uma noite de molho, porque amargam depois desse tempo.

fonte: O Projeto “Alimentação Sustentável”, da Fundação Banco do Brasil tem a consultoria técnica da Dra. Clara TerkoTakaki Brandão, Médica Pediatra formada pela Faculdade de Medician da Universidade de São Paulo em 1969,Nutróloga pelo Conselho Federal de Medicina (Resolução nº 1086/82), Pesquisadora e Conferencista sobre recuperação nutricional e uso da Multimistura, Presidente da ONG Gênesis que trabalha com comunidades em estado de insegurança alimentar

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...