segunda-feira, 19 de setembro de 2011

USO DE FERTILIZANTES NATURAIS NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS


Sempre que falamos da produção de alimentos de forma agroecológica, nos vem à mente que isso deva ser feito sem o uso de adubos químicos e venenos. No entanto, em muitos casos o solo onde plantamos, ainda não está preparado para que as plantas se desenvolvam sem o fornecimento de algum adubo. Então o que podemos fazer?

Nesta edição da coluna, apresentamos uma alternativa ecológica e sustentável de fornecer esses nutrientes às plantas. É o uso de caldas biofertilizantes que são produzidos a partir de produtos naturais existentes na propriedade. A recomendação que segue servirá para adubar as culturas durante o seu ciclo de desenvolvimento e poderá ser de duas formas, pulverizado sobre as folhas ou diretamente no solo, sempre diluído em água.

Existem dezenas, talvez centenas de misturas para se fazer biofertilizantes. Fazendo, cada produtor vai descobrir a mistura e a concentração que para ele dá mais resultado.

Exemplo de biofertilizante natural

Ingredientes:

. 30 litros de esterco degado fresco

. 70 litros de água, depreferência da chuva

. 5 litros de garapa ou 2 kg de açúcar mascavo oumelado

. 5 litros de leite ou soro

. 3 kg de cinzas ou pó de basalto ou pó de mármore

Modo de fazer:

Colocar todos os ingredientes em recipiente plástico (tambor), e deixar fermentar por 15 a 20 dias. Essa fermentação não pode produzir mau cheiro e para que isso aconteça, é preciso mexer bem pelo menos uma vez por dia.

Para aplicar como adubo diluir 1 litro de calda em 4 litros de água e fornecer 100ml para cada planta, direto no solo próximo as raízes. Para pulverizar nas folhas usar uma concentração de 3 a 5%. Você pode deixar uma parte das plantas sem o adubo para observar o resultado.

Com esse Biofertilizante, as plantas ficarão bem nutridas e equilibradas. Isso fará com que elas tenham maior resistência ao ataque de doenças e pragas gerando ótima produção. Você e sua família estarão consumindo um produto com qualidade biológica muito grande, ou seja, Produto Orgânico.

Maiores informaçõesjunto a Epagri de Seu município.
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri

Rodovia Admar Gonzaga, 1.347, Itacorubi, Caixa Postal 502
88034-901 Florianópolis, SC, Brasil  Fone: (48) 3239-5500, fax: (48) 3239-5597

GRUPO EPAGRIANO DE AGROECOLOGIA DOEXTREMOESTE - GEA
(*) Técnico Agrícola Leandro Nestor Hübner, extensionista da Epagri de Princesa,
Sugestões e debate pelo e-mail leandrohubner@epagri.sc.gov.br ou pelo fone (49) 36410038.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...