sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

PAIS - CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO



Locutor – Fundação Banco do Brasil, SEBRAE e Ministério da Integração Nacional apresentam “Tecnologia Social PAIS” (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), mais alimento, trabalho e renda no campo.


Neste vídeo veremos a montagem do sistema de irrigação por gotejamento.

Aly NDiaye (engenheiro agrônomo idealizador da tecnologia) – O sistema de irrigação aqui adotado é por gotejamento por dois motivos: primeiro que economiza água doce. Segundo que economiza o tempo do produtor. É um sistema bem simples. Uma caixa d’agua a cinco metros de altura traz água por gravidade através de uma mangueira preta até um determinado ponto. Nessa mangueira preta, são acopladas fitas gotejadoras e então usá-la no processo. Está prevista também uma saída para o quintal agroecológico que o produtor pode usar em caso de seca prolongada.



Locutor – Para montar o sistema de irrigação, é necessário que exista energia elétrica para acionar a bomba que levará a água até a caixa. Um sistema de energia solar ou a utilização da gravidade. São alternativas para locais onde não haja energia elétrica.

Aly NDiaye (engenheiro agrônomo idealizador da tecnologia) – Agora a gente vai começar a esticar a mangueira para o sistema de irrigação. Vocês estão vendo que furamos, colocamos um registro e colocamos a saída para a mangueira de uma polegada. Ela vai ser enterrada nessa direção e parte para a porta, que dá no sistema.



Locutor – Agora, fique atento para alguns cuidados que devem ser tomados na montagem do sistema de irrigação: a colocação das fitas gotejadoras deve ser feita com muito cuidado para evitar danos. A limpeza dos filtros deve ser feita periodicamente para evitar entupimento nas fitas gotejadoras. A pressão da água deve ser controlada de forma que as fitas não fiquem muito tensionadas.

Dionísio Mendes de Souza, agricultor de Parangatu-GO – Quando eu falava pro meu filho “Oh, vai molhar a horta” era aquela luta: “Ah pai, de novo? São duas, três horas envolvido com aquilo ali”. E além do mais era um serviço pesado pra um garoto, por exemplo, carregar dois regadores, que é o jeito que eu trabalhava. Agora sim vai estar molhando normalmente, sem o trabalho mecânico, enquanto eu posso estar fazendo um outro serviço no horário em que eu estaria molhando a horta, manualmente.



Locutor – Quando você economiza água está contribuindo com o futuro do planeta. Isso é tecnologia social. Isso é PAIS na agricultura familiar.

Aly NDiaye (engenheiro agrônomo idealizador da tecnologia) – A comunidade está se beneficiando, a sociedade local está crescendo com isso e a natureza agradece. Tem que ter padrões e começar a medir esses ganhos ecológicos e sociais. Acho que isso é fundamental dentro do processo. Essa discussão é um resultado.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...