domingo, 5 de fevereiro de 2012

Batata-doce alaranjada e rica em vitamina A é aposta no DF!

Em uma propriedade localizada no núcleo rural Tabatinga, em Planaltina, a família Falqueto está colhendo batata-doce alaranjada. A raiz também é conhecida por beauregard.

A cor é a principal diferença da variedade se comparada a outros tipos de batata-doce. A beauregard foi lançada pela Embrapa em 2010, mas antes disso, José Falqueto fazia os primeiros testes do produto. O agricultor é um dos produtores selecionados para testar as variedades antes de serem lançadas.

Com exceção da região Sul, onde o inverno é mais rigoroso, a batata-doce de cor alaranjada pode ser plantada em qualquer época do ano. As técnicas de cultivo e manejo são as mesmas da batata-doce de polpa branca.

José conta que não usa herbicidas e que aproveita os resíduos dos nutrientes da cultura anterior no plantio. O gasto é apenas com a irrigação por aspersor na época de seca.

A batata alaranjada tem várias vantagens, uma delas é o custo de produção, como explica a agrônoma Fernanda Rausch. “Ela pode ser cultivada por agricultores de base familiar com um pequeno emprego de insumo. Nos locais onde ela foi produzida, nós observamos bons resultados. A avaliação junto aos produtores foi bem positiva porque a produtividade é impressionante”.

Apesar da aparência diferente, a batata alaranjada tem o cheiro e o sabor iguais aos da batata-doce tradicional.

Além do custo baixo e da boa produtividade, a batata-doce alaranjada tem mais um atrativo, a nutrição. De acordo com a Embrapa, a variedade tem 10 vezes mais pró-vitamina A.

“O foco desse trabalho é atuar nas regiões onde se tem maior histórico de deficiência de pró-vitamina A. No nosso caso, no Brasil o foco principal é a região Nordeste. A batata-doce é rústica, resistente à seca e fácil de produzir”, explica Wérito Fernandes de Melo, agrônomo da Embrapa.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/02/batata-doce-alaranjada-e-rica-em-vitamina-e-aposta-no-df.html

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...