quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Tomate cereja no sítio em Montenegro

Bom dia ! Conseguimos colher alguns quilos de tomate cereja no sítio, neste único pé, que nasceu devido a colocação de composto no canteiro. Este composto é originário do nosso minhocário.
Incrível que sem caseiro no sítio, estamos colhendo muitas frutas e verduras.
Realmente estes tomates são muito doces e por enquanto nenhuma praga ou doença atacou esta planta.
As fotos são de 31/12/2011.
alexandre


O tomate cereja é muito saboroso e adocicado devido ao maior graus brix, que pode chegar de 9 a 12, enquanto os tomates tradicionais apresentam em média 5.

Cultivo:

O cultivo do tomate cereja é relativamente fácil, semelhante ao dos tomates tradicionais. Planta-se as sementes em bandejas-sementeiras, ou em vasos pequenos. Depois de 30 dias em média, as mudas são transferidas para o local definitivo, onde é feito o estaqueamento. A época de plantio vai de agosto a dezembro no sul do Brasil ou durante todo o ano nas regiões quentes. O amadurecimento começa a ocorrer cerca de três meses após o plantio definitivo. A colheita pode ser realizada diariamente durante até seis meses, desde que a planta não seja atingida por doenças nem pelo frio.
Produtividade:

Pode produzir 60 toneladas por hectares em boas condições e com irrigação. Em estufas, a produção é bem maior, pode-se chegar ao dobro em relação a campo aberto.

Adubação:

Devido o tomate ser muito suscetível ao ataque de pragas e doenças por natureza, a adubação é de extrema importância, pois fornecendo os nutrientes adequados, teremos uma planta mais resistente, vigorosa e produtiva.

Irrigação:

A irrigação é de grande importância. A irrigação mais indicada para áreas comerciais é a por gotejamento localizada, pois a mesma é a que apresenta melhor eficiência e permite a fertirrigação, aonde os nutrientes são diluidos na água e aplicados na irrigação, com isso você pode aplicar parceladamento os nutrientes, assim aproveitando melhor os mesmo e evitando perdas por lixiviação, volatização, etc.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...