segunda-feira, 28 de maio de 2012

Emater/RS-Ascar participa da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos


Crédito: Divulgação Emater/RS-Ascar
De 27 de maio a 3 de junho, será promovida em todo o país a Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos. Há sete anos, o Governo federal homologou que a última semana do mês de maio seria destinada à intensificação de atividades de conscientização da população quanto à importância da alimentação orgânica.

A Emater/RS-Ascar, como órgão responsável pela assistência técnica e extensão rural no Estado, apoia o cultivo e o comércio de produtos orgânicos através de ações em vários municípios. Somente em 2011, a Instituição atendeu a mais de 14 mil produtores agroecológicos, orientando, acompanhando e estimulando a adoção de práticas de manejo e produção de base ecológica em 321 dos 492 municípios atendidos no Rio Grande do Sul, tanto na área da produção vegetal quanto na de produção animal.

A busca por uma melhor qualidade de vida tem levado muitas pessoas a recorrer aos alimentos orgânicos, fazendo desse um mercado em crescimento. É o que afirma o produtor e membro da Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres (Acert), Nei Dimer, que produz, de forma ecológica, quatro hectares de banana em Morro Azul e vende a sua produção nas feiras de Porto Alegre. “De um ano para cá, tenho notado um aumento na procura, principalmente por profissionais da área da saúde. Tenho muitos clientes que são médicos e nutricionistas”, afirma Dimer.


Uma dessas clientes é a enfermeira Lucrécia Bernardi, assídua frequentadora da feira agroecológica localizada no pátio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. “Venho aqui desde a inauguração. Procuro comprar alimentos orgânicos por questões de saúde e para apoiar os pequenos produtores. Meu pai foi agricultor e simpatizo com a causa”, explica Lucrécia.

O motivo que levou a administradora de empresas Ana Aléssio a frequentar feiras de produtos orgânicos foi a preocupação com a saúde do filho. “Desde o nascimento do meu filho, há um ano e oito meses, tenho vindo com mais frequência”, afirma. Já para o músico Fábio Mentz, os motivos que o levam a frequentar as feiras ecológicas vão além da busca por uma vida mais saudável. “Aqui eu conheço o produtor e tenho confiança nele. Sei a origem dos produtos e tenho consciência que o meu dinheiro está indo diretamente para o agricultor, sem atravessadores. É uma relação direta e que beneficia a todos”, explica.

Em Porto Alegre, existem três espaços de comercialização de produtos orgânicos: na avenida José Bonifácio, na avenida Otto Niemeyer, esquina com a avenida Wenceslau Escobar, e no pátio da Seapa, localizada na avenida Getúlio Vargas, 1384. Todas as feiras ocorrem nas manhãs de sábado, e a feira na Secretaria da Agricultura ocorre também às quartas-feiras à tarde.

Atividades promovidas pela Emater/RS-Ascar
O gerente regional da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre e responsável pela área de orgânicos, Mário Gerber, ressalta que uma das estratégias de trabalho é o incentivo à promoção de eventos para conscientizar a sociedade sobre a importância de consumir alimentos orgânicos e como prepará-los de forma mais saudável.

No município de Osório, a Emater/RS-Ascar está preparando uma campanha temática sobre a Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos. Na Feira do Produtor, realizada aos sábados, será feita uma exposição de material informativo e haverá distribuição de brindes para as pessoas que comparecerem ao local. Neste domingo (27/05), durante a 14ª Feira Agropecuária, a temática também será apresentada aos visitantes com o repasse de informações. Já no dia 5 de junho, extensionistas da Emater/RS-Ascar que produzem o programa Documentário, veiculado na Rádio Osório, também abordarão o tema.

Em Sapiranga, a Emater/RS-Ascar promove um evento de incentivo ao consumo consciente e à alimentação saudável. 




Já em Porto Alegre, na próxima terça-feira (29/05), haverá o Encontro Anual de Troca de Sementes promovido pela Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama), em parceria com a Emater/RS-Ascar. O evento acontece no Centro Agrícola Demonstrativo (CAD) em Viamão (Estrada Bérico Bernardes). Também na terça, será realizado um almoço para autoridades, imprensa, fornecedores e colaboradores da Rama, com o intuito de divulgar e incentivar o consumo de alimentos agroecológicos com plantas alimentícias não convencionais.

Já na quarta-feira (30/05), Eldorado do Sul vai inaugurar um novo ponto da feira de orgânicos, na sede da Secretaria da Agricultura do Município, às 8h30. A venda nos estandes ficará a cargo dos integrantes da Associaçao dos Produtores da Agricultura Familiar de Eldorado do Sul (Apafes). A nova feira será a segunda a ser realizada na cidade. Atualmente, há um ponto de venda todos os sábados, na Praça da Matriz, das 8h às 14h.

Em Três Cachoeiras, será realizado, nos dias 5 e 6 de junho, na Praça Central, a 10ª Feira da Biodiversidade e a 3ª Feira da Economia Solidária. A abertura oficial será às 9h30 do primeiro dia. Além das bancas com a comercialização de produtos da agricultura familiar, haverá mesas temáticas de discussão sobre biodiversidade, almoços ecológicos e ciclo de palestras.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalistas Carine Massierer e Júlio Fiori
Estagiário João Morales
(51) 2125-3155
(51) 2125-3104

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...