segunda-feira, 18 de junho de 2012

Marcos Palmeira fornece alimentos orgânicos para a Rio+20


Ator amoçou no Riocentro no dia 15 de junho (sexta-feira).
O ator Marcos Palmeira é um dos principais fornecedores de alimentos orgânicos do Riocentro, maior centro de convenções da América Latina, durante a Rio+20. No dia 15 de junho (sexta-feira), ele esteve na praça de alimentação do Riocentro para almoçar no restaurante Villa Paulistana, ao qual fornece hortifruti orgânico de sua fazenda, Vale das Palmeiras. Inspirado pelo debate sustentável do evento, o restaurante buscou uma alimentação sem agrotóxico e com cultivo natural para oferecer ao público.
Na Rio+20, o restaurante oferece duas ilhas somente com buffet orgânico (tanto carne, legume, verduras, massas e cereais, como arroz e feijão). Há quatro tipos de alface, Rúcula, legumes, tomate, batata, uma diversidade de verduras orgânicas produzidas na fazenda em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Marcos Palmeira vai aproveitar a Rio+20 para lançar o mais novo produto de sua fazendo: o café 100% arábico, orgânico e biodinâmico (a colheita do café é feita manualmente com um sistema agroflorestal, poupando a fauna, flora e recursos hídricos e respeitando, assim, o ciclo da natureza e a sustentabilidade da fazenda). Para o lançamento na Conferência da ONU, serão 50kg deste café.
Para Francisco Toquetão, dono do restaurante Villa Paulistana - o primeiro fornecedor oficial da Top Gourmet, empresa oficial de Alimentos e Bebidas da Rio+20, com buffet orgânico - com maior divulgação, a população pode consumir mais alimentos orgânicos. “Ainda é um pouco mais caro porque há pouca produção. Quando começarem a consumir mais alimentos orgânicos, produzirão mais e o preço ficará mais acessível”, afirma.
Detalhes da praça de alimentação da Rio+20-Na praça de alimentação, 50% dos restaurantes e lanchonetes têm produtos naturais ou orgânicos e os outros são multimarcas nacionais. O objetivo é oferecer variedade e opções diferenciadas para atender a todos os gostos. É possível encontrar até chopp e vinho artesanais orgânicos, além de sucos e carnes. A Top Gourmet se responsabiliza também pela separação do lixo na praça de alimentação.
Além dos restaurantes, na praça de alimentação pode-se encontrar: . Stand de venda de artesanato feito com materiais reciclados |.Estação de reciclagem Pão de Açúcar |. Instituto-e , da Osklen, com um stand com informações sobre o trabalho de sustentabilidade feito pelo instituto e a venda de camisetas 50% algodão e 50% PET reciclada|.Stand da Fibras e Design Móveis e Decorações com o mostruário e venda de peças de madeira e material sustentável.
Top Gourmet, empresa oficial de Alimentos e Bebidas da Rio +20, consolida seu conceito Top Sustentável ao servir à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Empresa de serviços de catering do grupo GL events Brasil, que administra o Riocentro, a Top Gourmet é a responsável por fornecer às mais de 100 mil pessoas previstas durante toda a conferência soluções sustentáveis como copos biodegradáveis feitos à base de milho. Até o açúcar servido durante o evento será orgânico. Na praça de alimentação da Rio+20, a Top Gourmet se responsabiliza também pela separação do lixo.
Riocentro usa soluções sustentáveis durante a Rio+20 -O Riocentro encontrou soluções sustentáveis para a praça de alimentação e toda a comunicação visual, assim como antecipou o projeto de dragagem da lagoa e do rio Camorim no Riocentro – ao custo de R$ 1,5 milhão – para receber a Rio+20. O Riocentro conta ainda com uma Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade de tratar 340m³ por dia. 
Copos biodegradáveis feitos de milho e tapetes de garrafas PET foram algumas das soluções encontradas pela GL events Brasil – fornecedora oficial da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e administradora do Riocentro – para atender às necessidades da conferência.
Só de copos a expectativa é que as mais de 100 mil pessoas esperadas para os 11 dias de evento utilizem 1 milhão de unidades. Por serem feitos à base de milho, eles são biodegradáveis e não agridem o meio ambiente.  
Tapetes feitos de garrafas PET - Como faz em todas as feiras que realiza, a GL events Brasil optou por tapetes reciclados para acústica e revestimento do piso dos pavilhões 1,3, 4 e 5, assim como para a área externa e dentro das tendas montadas no Riocentro. Cada metro do carpete é produzido com nove garrafas PET. Na Rio+20, foram utilizados 89.347 mil metros do tecido, o que corresponde a 9.928 garrafas PET que deixaram de ir para lixões e foram reaproveitadas. Após a conferência, o material será novamente reciclado. 
Comunicação visual ecológica - Outra preocupação foi usar lonas e tintas ecológicas (lona Discovery-2 - 440 GSM impresso em tinta Eco Solvente marca Tech Ink e Látex marca HP) para a confecção de toda a comunicação visual da Rio+20, como painéis, módulos de parede, banners, sinalização interna de publicidade e merchandising. Após o evento, os 3.700m² de lonas serão doados para a ONG Onda Carioca que irá reciclá-lo para a confecção de bolsas, sacolas, nécessaires, entre outros produtos.
Reciclagem - Todo lixo produzido durante a Rio+20 será reciclado. Para isso, o Riocentro, maior centro de convenções da América Latina, firmou parceria com organizações não-governamentais para a gestão dos resíduos sólidos do evento. Outras irão transformar 100% do lixo orgânico da praça de alimentação em adubo, por meio da compostagem.   
fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=206732

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...