segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Produção sustentável de morango é tema do Dia de Campo na TV




O morango adquiriu nos últimos anos a imagem de ser um produto contaminado por agrotóxicos, o que gera insegurança. A Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) busca alternativas para ajudar os agricultores a transformar a produção desse fruto, com dois sistemas de produção diferenciados: o sistema de produção integrada e o sistema de produção de base ecológica. Em termos de produção por planta, dependendo do sistema adotado pelo agricultor, pode-se ter um rendimento entre 800g e 1 quilo e meio de frutos.
Esses resultados foram verificados por um grupo de agricultores do Assentamento da Palma, em Capão do Leão (RS), onde é produzido aproximadamente 1kg de frutas por planta cultivada. Eles adotaram o sistema de produção de base ecológica, em 2010. A maneira de cultivo na propriedade considera o solo um organismo vivo, onde a planta vive com a microfauna e a mesofauna local. O sistema utiliza preparados biodinâmicos e repelentes naturais para resultar num fruto colorido e saboroso. O morango orgânico é produzido sem a utilização de agrotóxicos, o que reduz os riscos de contaminação oriundos de seu consumo.

O sistema de produção de morangos na propriedade de Ricardo Rosa é um exemplo para a comunidade em busca de novas formas de produção. A experiência na produção de base ecológica de morangos na propriedade de Ricardo, iniciou com 5 mil mudas. Atualmente, o agricultor trabalha com 3 mil mudas e comercializa 80% de sua produção diretamente com o consumidor, o que aumenta a responsabilidade sobre a qualidade da fruta produzida.

O Dia de Campo na TV sobre Produção sustentável de morango foi produzido pela Embrapa Clima Temperado e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Como sintonizar o programa

Canal Rural
Net, Sky, Parabólica ou internet
Sexta-feira a partir das 9 horas

TV NBR
Canal do Governo Federal
Domingo, às 8 horas, com reprise quarta-feira, às 9h10, e sexta-feira, às 16 horas

TV Educativa de São Carlos (canal 48)
Ás quintas-feiras - 18 horas

TV Sete Lagoas
Quinta-feira, às 20 horas, e sábado, às 11 horas

TV Itararé de Campina Grande (PB)
Aos sábados - 8 horas

TV Agromix
Diariamente

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 ou (61) 3448-4236, ou pela Livraria Embrapa.

A matéria principal do programa pode ser vista também no site do Dia de Campo na TV. Nesta página você pode acessar a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.

FONTES

Embrapa Clima Temperado
Cristiane Betemps -- jornalista
Telefone: (53) 3275-8113

Embrapa Informação Tecnológica
Maria Luiza Brochado - Jornalista
Telefone: (61) 3448-4807

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...