quinta-feira, 20 de setembro de 2012

RS colhe batata-doce vitaminada

Em Santa Margarida do Sul (RS), uma hortaliça que já é bastante conhecida dos gaúchos ganhou sobrenome e virou novidade no meio rural.
A batata-doce vitaminada, assim intitulada devido ao alto teor de betacaroteno (provitamina A).
A hortaliça começou a ser difundida entre os agricultores familiares do município em novembro de 2011, através do escritório local da Emater/RS. Agora, o vegetal está na fase da colheita e, de acordo com o engenheiro agrônomo Fernando Oliveira, a safra, apesar da estiagem, é considerada boa, com a raiz apresentando peso de cerca de 300 gramas. As mudas da batata-doce vitaminada são provenientes da Embrapa, mas vieram do Peru e foram melhoradas no Estados Unidos. A produção em Santa Margarida está voltada ao atendimento das escolas do município.

Fonte: correio riograndense

Um comentário:

Gigio disse...

A batata dôce, ao lado do inhame e da abóbora madura são alimentos riquíssimos que com o passar das gerações estão caindo no esquecimento daqueles que migraram para os centros urbanos. Nos tempos de nossos avós a alimentação saudável e rica em proteinas conferia saúde e resistência para trabalharem na lavoura. O caldo do feijão era enriquecido tanto com os tubérculos como até mesmo com talos e folhas. Com algumas porções de batata dôce é possível quase que substituir um prato de refeição devido à concentração de sais e vitaminas que compõe.

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...