sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Produção de Minhocas e Húmus



A minhoca vermelha da Califórnia  é a minhoca mais criada nos Estados Unidos e no Brasil, sendo considerada a melhor minhoca para criação comercial. Atualmente, devido às suas excelentes características, ela se encontra espalhada por quase todo o mundo, havendo se adaptado muito bem, praticamente, a todas as regiões.

Ela é muito calma, com seus movimentos lentos e não se aprofunda muito na terra, quando em liberdade, ou no canteiro. A sua produtividade é muito elevada na "fabricação" de húmus, além de ser bastante prolífica, reproduzindo-se com facilidade. Devido a essas características, é a minhoca preferida pelos criadores, para as criações comerciais ou minhocários.

Segundo cálculos realizados, a minhoca vermelha da Califórnia representa 80 a 90% de todo o comércio especializado nos Estados Unidos, o que representa um mercado de muitos milhões de dólares por ano. Isso ocorre, provavelmente, porque ela é resistente, forte, precoce, muito prolífica e se adapta a uma grande variedade de solos e climas.

Ela se adaptou muito bem às condições existentes no Brasil, onde é criada com todo o sucesso técnico e comercial, proporcionando um ótimo retorno financeiro aos seus criadores. No Brasil, ela é conhecida como "minhoca vermelha", sendo a mais indicada para a criação em minhocários.

Essa espécie de minhoca apresenta um grande número de vantagens para ser criada racionalmente, em minhocários, aos quais se adapta com facilidade e atinge elevada produtividade. Ela é precoce, crescendo, desenvolvendo-se e se reproduzindo mais cedo que as minhocas de outras espécies, produz muitos filhotes, produz muito e transforma todo o esterco em que vive ou outras matérias orgânicas em húmus, com maior rapidez do que as minhocas de outras espécies.

Além do mencionado, a minhoca vermelha é uma ótima isca para pescarias, sendo a preferida pelos pescadores devido à sua cor, vivacidade e vitalidade, pois resiste viva por muito tempo, inclusive quando fica mergulhada dentro da água, já no anzol.

A minhoca vermelha também apresenta uma grande vantagem para seus criadores: ela é muito resistente às viagens e, quando for necessário transportá-la, pode permanecer em ambiente úmido por várias semanas.

A minhoca vermelha, como já mencionamos, é a mais rápida para produzir húmus, mas só consegue fazê-lo utilizando esterco. Quando, no entanto, o material empregado para a alimentação das minhocas e a sua transformação em húmus é fibroso como, por exemplo, folhas, a vermelha da Califórnia é mais demorada no seu "trabalho". Não havendo "comida" ou esterco para as minhocas, elas fogem dos canteiros.

FORNEÇO MINHOCAS CALIFORNIANAS PARA PORTO ALEGRE E REGIÃO.

Eng. agrônomo Alexandre Panerai

2 comentários:

Djinanahory(Tanche Évora.) disse...

Não se apercebe cada um diz a sua maneira, alguns dizem que come de tudo e neste texto acima diz-se que alimenta de esterco caso não havendo ela foge há alguns dias mais precisamente uns 15 dias que estou tentando umas minhocas locais que não sei que tipo são mas não comem frutas nem legumes mas sim terra normal e ficam na superfície se as põe no fundo elas morrem ou vêem pra cima... Por favor a vossa opinião vos agradeço Ilha do Sal Cabo Verde

eng, panerai disse...

Existem cerca de 1 800 espécies de minhocas conhecidas, mas nem
todas são adequadas a realização da vermicompostagem.
Mundialmente, são criadas em cativeiro três espécies de minhocas:
Vermelhas da Califórnia (Eisenia foentida, Lumbricus rubellus) e a Gigante
Africana (Eudrilus eugeniae).
o Brasil, as espécies comerciais que temos conhecimento são a
Eisenia foetida e a Eudrilus eugeniae.
São as espécies mais fáceis de adquirir, tem uma estimativa média de
vida de 6 a 7 anos em cativeiro (ou até 16 anos para a Eisenia foetida) e são
capazes de processar uma elevada quantidade de matéria orgânica,
produzindo desta forma, grandes quantidades de húmus.
Embora não exista diferença significativa entre essas espécies, no que
diz respeito a capacidade de reprodução e transformação de matéria orgânica,
a preferência por uma delas varia com o gosto de cada criador.

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...