segunda-feira, 22 de julho de 2013

Enraizador de plantas caseiro


TIRIRICA USADA COMO ENRAIZADOR NATURAL PARA AUXILIAR NO ENRAIZAMENTO DE MUDAS DE ORQUÍDEA ARUNDINA


Tiririca

     A tiririca conhecida como planta daninha e combatida em todos os jardins surge como erva que promove o enraizamento de plantas reproduzidas a partir de estacas. Suas folhas e tubérculos são ricos em FITORMÔNIOS por este motivo pode ser usada como enraizador natural e em nosso caso em orquídeas terrestre da espécie Arundina graminifolia.
      Pertence à família Cyperaceae, e ao gêneo Cyperus, é uma planta de rápido desenvolvimento, sua raiz produz pequenos tubérculos de alto poder regenerativo. Tem um difícil controle com enorme capacidade de multiplicação.
Mudas de arundina 
 
     Preparo do enraizador:
     Lave os tubérculos com sabão neutro e água e bata no liquidificador ou em um pilão numa proporção de um para um, exemplo: 1 kg de tubérculo de tiririca para 1L de água de preferência filtrada ou fervida, e logo depois regue sua orquídea Arundina graminifolia. Depois de 5 dias repita o procedimento.
     Obs.: Não utilize este procedimento em outras espécies de orquídeas, pois poderá causar efeitos indesejáveis, como a queima das raízes e outros, devido a concentração do ácido indol acético (IAA).
     Este mesmo procedimento pode se utilizado para enraizamento de plantas ornamentais onde se utiliza a estaquia na produção de mudas.
You might also like:

2 comentários:

Unknown disse...

muito interessante.

Unknown disse...

Bom dia, o senhor saberia me informar se essa solução enraizadora tem efeito para antúrios? Obrigado pela atenção e tenha um bom dia.

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...