segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Como Plantar Sementes de Ipês Rosa,Roxo,Amarelo,Etc.

Ver o tópico anterior 
Deverá quebrar a dormência, no caso do Ipê,

basta pegar as sementes e colocar em um jarro de agua mineral, de chuva ou de mina, se for usar água da cidade, coloque a água para descansar por 10 horas e as sementes podem ser colocadas depois. Segue fotos abaixo do processo de germinação, nesta página.
As sementes devem ficar na água por 14 horas, para encharcar e após faça o plantio. Costumo deixar a noite toda boiando...kkk eles nascem depois.
Preparando a terra: Faça um balaio, ou pegue uma pet de 2litros, misture ½ litro detrito de vaca, ½ litro humus e o restante de terra, mexa bem, e coloque no recipientes. Regue por três dias consecutivos durante varias vezes ao dia, para curtir a terra, após os três dias, coloque de uma a duas sementes em cada recipientes
Plante uma ou duas sementes em cada balaio (saquinho)muito mais estará perdendo sementes, porque elas costumam nascem mais de 80%.

Ao nascer regue diariamente até que a planta atinja 10 cm e após raleie, ou seja, corte as plantas ,menores, deixando apenas a maior, por isso costumo plantar uma apenas para evitar sofrimento, deixo algumas sementes para replantio.
Nunca arranque a planta, porque abala a raiz da outra ao lado, recomendo plantar uma semente apenas em cada balaio ou pet, assim deixe algumas sementes caso necessite replante.
Nossa fico imaginando alguém arrancando meus cabelos, que dor... já sei planta não tem sentimento, eitha insensível, planta tem vida... se não pode respeita-la porque escolheu planta-la.
Replante definitivo quando ela tiver 30cm ou mais, prefiro replantar com 45cm, não trocando de lugar, se quiser replantar com ela maior aconselho um saquinho, vaso ou adorno que seja fundo com mais de 40cm de profundidade para não enrolar a raiz, mas pode fazer replanta até com 1,50 de altura ou mais, desde que a raiz esteja bem acomodada.
Se não tiver os ingredientes, plante na areia lavada mesmo, elas nascem. E coloque uma fina camada de areia por cima de um centimento, regue bem... em breve nascerá.
[b]=====================================================================
Etapas do Plantio:




11 Dias

15 Dias

16 Dias

16 Dias



23 dias

24 dias

26 dias

28 dias

30 dias



30 dias

Fonte: fórum das sementes

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...