terça-feira, 1 de agosto de 2017

Criação de Minhocas? Mas, afinal, para que serve isto?

 


A criação de minhocas em cativeiro, também conhecida como Minhocultura ou Vermicompostagem, é uma zootecnologia conhecida no Brasil há 20 anos e tem a finalidade de produzir /extrair o precioso adubo (Húmus) produzido por ela, além, é claro, da multiplicação contínua da própria  minhoca.
E para que tantas minhocas? Quem é que compra isto? A minhoca é rica em proteína pura (83%) e é utilizada para alimentar filhotes de outras criações como, por exemplo: rãs, aves domésticas, passarinhos de gaiola, camarão de água doce, peixinhos de aquário, tartaruga e – obviamente – para o anzol do feliz pescador


E o Húmus?
O Húmus é o excremento da minhoca, ou seja, as fezes propriamente dito, porém, sem cheiro, sem moscas e com aspecto e consistência de pó-de-café geladinho.
O húmus é o único adubo orgânico completo de Micro e Macronutrientes, que são necessários para o desenvolvimento ideal das plantas.


O Húmus serve para todas as plantas?
Sim, pode ser aplicado nas plantas ornamentais (com ou sem flor), em frutíferas nos pomares, para a lavoura e agricultura em geral e – principalmente - para gramados esportivos.  Os grandes clubes de futebol como o Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco etc. colocam regularmente toneladas e toneladas de Húmus em seus gramados.
Toneladas de “cocô”? A minhoca produz tanto assim?
Sim, por incrível que pareça, a minhoca come por dia mais do que o seu próprio peso! Já pensou se você tem que comer todo  santo dia mais ou menos o equivalente a um saco de cimento que pesa 50 kg cheio de arroz e feijão? Então, vamos lá, quem é bom em matemática faça os cálculos: Se a minhoca pesa na   média uma grama, então ela come uma  grama por dia, né?  Então, para produzir 50 Quilos de húmus, uma única minhoca levaria 50.000 dias, ou seja, uns 137 anos! É muito, não é?

FONTE:http://www.minhocarioarboreum.com.br/page_22.html

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...