segunda-feira, 23 de abril de 2018

Conheces a vinagreira ou hibisco? Veja os benefícios do chá.


Transplantadas mudas que ganhei dos amigos 

 Radalesque Coleone e Vera Coleone.

Há pouco mais de um mês, comecei a tomar o chá de hibisco e os resultados realmente são bem interessantes. Para explicar os seus benefícios, escalei a nutricionista Carla Rodrigues.

O chá é feito de quais substâncias?
O hibisco usado no chá é o hibiscus sabdariffa. Ele é diferente da flor ornamental hibisco rosa-sinensis, muito comum nos jardins. É originário da Ásia e da África, já sendo introduzido no Brasil como alimento funcional.
Quais são as características do chá de hibisco?
O hibiscus sabdariffa é definido como planta medicinal, possuindo propriedades antiespasmódicas, diuréticas, digestivas, também utilizado como laxante suave, corante, aromatizante e calmante. Atualmente, a planta vem sendo utilizada como coadjuvante no tratamento da obesidade e na modulação do equilíbrio orgânico.
Por ser rico em flavonoides, o chá como poderoso antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres, protegendo o coração de doenças e a pele do envelhecimento.
Quais os benefícios do chá de hibisco?
- Age como antioxidante
- Reduz as taxas de lipídeos e glicose no sangue
- Ajuda a normalizar a pressão arterial e é diurético
- Ajuda nas constipações intestinais
- Retarda o envelhecimento da pele
- Diminui a formação de colesterol
- Ajuda a emagrecer
foto (1)
De que forma o chá auxilia no emagrecimento?
É termogênico, estimula a queima de gordura corporal. Essas bebidas são coadjuvantes no emagrecimento e podem ser utilizadas em conjunto. Para a eficácia no tratamento da redução de peso, é fundamental completar com mudanças na alimentação e praticar exercícios regularmente,Junto com o chá verde fazem uma dupla dinâmica para derreter as gordurinhas,
O chá de hibisco auxilia no combate ao inchaço? E também naquele inchaço do período menstrual?
Sim, ajuda a eliminar as toxinas do organismo, responsáveis pela retenção de líquidos, inclusive o inchaço do período menstrual (aumento dos hormônios)
Qual a maneira correta de fazer o chá?
Para um melhor aproveitamento do chá é indicado fazer a infusão e evitar a adição de açúcar. Caso não conseguir, coloque mel. O ideal é tomá-lo diariamente entre as principais refeições do dia, fazendo somente a quantia que irá beber no dia para que o chá não oxide e perca as propriedades medicinais.
Modo de fazer
- Coloque uma colher de chá de hibisco em uma xícara de água fervente e deixe ferver por 3 minutos. Apague o fogo e deixe em infusão por 5 minutos. Coe e beba.
- Evite reaquecer o chá depois de pronto, para evitar que ele perca as propriedades. O chá pode ser consumido aquecido ou gelado, dependendo da temperatura ambiente e do gosto.
O chá é comercializado em outras variações, como em pó ou em cápsula. Os benefícios são os mesmos?
Sim com algumas pequenas variações
foto (2)
E o chá de caixinha, que vem triturado? É recomendado?
Pode ser usado sim, mas o ideal sempre é in natura(não triturado).

fonte: http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/2013/09/09/conheca-os-beneficios-do-cha-de-hibisco-que-auxilia-no-emagrecimento/?topo=13,1,1,,,13

9 comentários:

yane disse...

Boa noite,
conheci o hibisco, gostei muito e queria saber se era realmente a vinagreira.
Muito boa esta informação postada, pois me ajudou a esclarecer algumas dúvidas.

Unknown disse...

Uso a vinagreira para fazer doce e seco as flores para o chá, muito bom, gostei de saber o nome oficial. No Maranhão fazem o tradicional arroz de cuchá, mas com as folhas.

Unknown disse...

Uso a vinagreira para fazer doce e seco as flores para o chá, muito bom, gostei de saber o nome oficial. No Maranhão fazem o tradicional arroz de cuchá, mas com as folhas.

Unknown disse...

No Maranhão conheço a vinagreira de duas vaedades:folhas escuras e folhas mais claras e maiores. As folhas são comestíveis de várias formas, acrescentadas a vários tipos de carnes inclusive pratos com tucupi.




Danniel disse...

Se o Hibisco é a vinagreira, a água da folha tem as mesmas propriedades que o chá da flor? É que eu costumo comer o cuchá, que por sinal recomendo demais, e a água do cozimento eu jogo fora.

SONINHA disse...

Por favor....preciso de muda ou semente de vinagreira.....aonde posso encontrar....moro na baixada santista SP.obrigada

eng, panerai disse...

PROCURE EM SEMENTES ORGÂNICAS
SAMBALINA
TABUTINS
TOCA DO VERDE

hilary duff disse...

Aqui em casa eu tenho a de folhas roxas e flor roxa...posso comer?

eng, panerai disse...

Pesquise, parece que sim.

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...