domingo, 12 de janeiro de 2014

Fazendas urbanas, cidades sem fome, temas sempre atuais



Projetos como o Cidades Sem Fome criam fazendas urbanas que capacitam e geram renda à população


Edição 0093


Hortas urbanas capacitam a população e proporcionam alimentação saudável a preços justos
Foto: Reprodução
É quase tudo cinza na periferia da zona leste de São Paulo. Na paisagem de ruas estreitas e trânsito caótico, um pontinho verde emerge de uma favela aqui, doutra acolá. Vê-se alface, escarola, pimentão, beterraba, brócolis, salsa, cebolinha, couve, jiló, cenoura, repolho, quiabo, abóbora, mandioca, ervas medicinais e aromáticas que são plantados, comercializados e consumidos por quem vive ao redor.

Reduzir a fome e o desemprego da população de baixa renda com alimento orgânico de qualidade e capacitação profissional é a missão principal da organização Cidades Sem Fome. Criada em 2004 pelo gaúcho de origem alemã Hans Dieter Temp, conta com 21 hortas comunitárias e mais de 650 pessoas diretamente envolvidas. Hoje, geram renda entre 500 e 1000 reais.

Ivone é uma colaboradora, que vende, na pequena quitanda ao lado da sua casa, as verduras das hortas e alguns produtos difíceis de encontrar por ali. A dona de casa aprendeu a fazer fluxo de caixa e outras manhas do comércio e hoje cuida do espaço e de si própria, com muito esmero. "Tem gente que é vendedora nata, outros resgataram a tradição agrícola e deixaram de ser ociosos", afirma Hans.

Assim como as pessoas, a terra também deixa de ser ociosa. As hortas são criadas em terrenos públicos e particulares em desuso, que só eram pontos de entulho ou ocupações ilegais e agora florescem esperança e aprendizado. Saiba mais pelo telefone (11) 2735-4842 e pelo site cidadessemfome.org.

Mais projetos do tipo:

Rio hortas
Capacita grupos para implantar hortas orgânicas comunitárias no Rio de Janeiro. www.rio.gov.br/fpj/ e riohortas@pcrj.rj.gov.br

Mãos à horta
Projeto da prefeitura de São Paulo, ensina técnicas de cultivo de hortaliças para geração de renda. (11) 3113- 9710 e conpares@prefeitura.sp.gov.br


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...