quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Verão, estiagem, alternativa para horta neste período.


Bom dia!
Estamos atravessando mais uma semana escaldante em Porto Alegre, máximas de 40°C. Como cultivar nossa horta neste período?
Abaixo mais uma técnica, aproveitem.


alexandre




Devido a estiagem, criou-se a técnica da HORTA VERÃO, que garante o cultivo de hortaliças mesmo em períodos de verão intenso.
 
Horta Verão é uma técnica de construção de uma horta utilizando lona plástica na profundidade da raiz da planta a ser cultivada, tal procedimento tem como finalidade o baixo consumo de água para o cultivo, possibilitando o desenvolvimento de determinadas culturas mesmo na estiagem.
 
 
 
 
 
1º Passo: Demarcar a área a ser confeccionada a leira com uma linha e piquetes.
2º Passo: Iniciar a escavação, ficar atento para não quebrar os beirais, reservar a terra para repor a leira.
3º Passo: Após a escavação colocar a lona deixando 0,20 cm de cada lateral e cabeceiras, com garrafas pet sem tampas, com o fundo cortado, perfurado nas laterais e colocado uma dentro da outra formando um tubo, coloca-lo no fundo em cima da área escavada sobre a lona.
4º Passo: Após colocar a lona e as garrafas, retornar a terra retirada, observando para não rasgar ou perfurar a lona, pois isso garante o tempo útil da leira, colocando a terra acrescida de adubo para preencher a leira. A sobra de a terra utilizar para cobrir as laterais da lona de forma que determine o espaço da leira tendo atenção para a lona não descer na leira e a água escorrer para fora .
5º Passo: Em seguida fazer o plantio das sementes ou mudas a serem cultivadas.
Regar através da parte do tubo que fica na parte de fora, lembrando que a maioria  das hortas não desenvolve bem quando rega as folhas.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...