quinta-feira, 10 de abril de 2014

Escolha da melhor espécie para áreas urbanas deve levar em conta algumas particularidades


Se você quer plantar uma árvore na frente de casa ou mesmo no quintal, precisa levar em conta alguns fatores práticos, para que a estrutura de sua residência não venha a ser prejudicada.


Dentre os principais, estão:
Tipo de raiz – plantas de raízes superficiais e muito vigorosas são péssimas escolhas para o plantio em calçadas. As raízes podem arrebentar o concreto, estourar tubulações e, até mesmo, danificar a estrutura da casa. Evite ao máximo o plantio de espécies desse tipo, como o fícus ou o flamboyant.
Resistência dos galhos – muitas vezes, somos tentados a plantar árvores de crescimento rápido, mas de galhos frágeis, que podem ser quebrados facilmente pelos ventos e chuvas, causando acidentes.
Queda de folhas – se você não quer varrer sua calçada muitas vezes, dê preferência a árvores de folhas mais largas, que sejam de fácil retirada.
Sombreamento – se o seu desejo é um bom sombreamento da rua, utilize espécies com copa densa e ampla. Uma boa opção é o chapéu-de-sol.
Obstrução de passagem – procure não utilizar espécies que possuam galhos muito baixos, ou que sejam arbustivas, pois elas normalmente não produzem sombreamento, além de atrapalharem a passagem de pedestres nas calçadas. Espécies como a espirradeira, além de inadequadas, são extremamente tóxicas. 
Clima da região – procure se informar sobre a capacidade de adaptação da planta ao local de plantio.
Tipo de frutos - muitas pessoas já tiveram a infelicidade de ter o vidro do carro quebrado por uma manga que caiu de um pé plantado na calçada. Além disso, há um perigo ainda maior de cair um fruto pesado e duro sobre alguém, o que pode até matar. Evite espécies como a sapucaia no plantio em calçadas.
Toxidez- algumas plantas são muito tóxicas, além de atraentes para as crianças. Tome cuidado ao utilizar plantas que são tóxicas, já que seus efeitos podem ser desde queimaduras leves, até a cegueira ou morte. 

Com informações retiradas de: http://www.cultivando.com.br/arborizacao_de_ruas_o_que_plantar.html

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...