sexta-feira, 9 de março de 2018

Como Fazer Mudas e Cultivar o Goji Berry Desde a Semente

Aprenda a plantar desde a semente e cultivar em cada etapa do Goji Berry – a fruta que espanta a todos com suas propriedades como minerais, vitamina C, aminoácidos, betacaroteno e outras propriedade muito importante para nosso organismo. Vamos ao passo a passo e aprender a cultivar essa maravilha da natureza.

Preparando a Terra Para Plantar o Goji Berry:
Separe uma porção de terra e junte com o adubo orgânico. O mais fácil na maioria das regiões e que pode ser usado é o estrumes de gado, porém se você encontrar na sua região o esterco de coelho é o ideal pois a planta se dá muito bem com esse tipo de adubo.
goji frescoSeja o esterco de coelho ou o de gado misture bem com a terra preta de maneira que toda a mistura fique bem fofinha. Vá até uma loja de mercadorias tipo R$ 1,99 onde você encontrará uns vasos de plástico do tamanho semelhante de 5 ou 10 litros (prefira os maiores pois a raíz do Goji cresce bem) para receber a terra preparada. Com uma furadeira faça vários furos no fundo do vaso pois servirão para a água não empossar dentro do recipiente.
Com o vaso cheio da terra preparada deixe-a por 03 dias antes do plantio sempre aguando umas 03 vezes por dia para que o processo de fermentação provocada pelo esterco aconteça naturalmente. Não plante antes desse período para não danificar a semente, pois é nesse período que a terra e o esterco se integram mantendo a terra viva para que transmita ingredientes necessários para os bagos ou sementes do Goji Barry.
Preparando a Semente do Goji Berry:
Ao comprar o Goji Barry (fruta fresca) em casas de produtos naturais deixe uma porção dentro de um recipiente com água mineral passar da noite para o dia. No dia seguinte, pegue com uma colher uma unidade do Goji e com uma espátula corte-a ao meio com muito cuidado para não ferir as sementes dentro da fruta e também com o mesmo cuidado para não cortar a mão. Isso deve ser feito por pessoa adulta pois a espátula tem um corte muito fácil.
A semente pode ser extraída da fruta desidratada também(vou tentar assim). Quando a planta tiver com 02 anos você poderá usar também o método de estaca para plantar que é bem aceitável pela planta.
mudas de gojiVoltando ao vazo com a terra preparada, faça alguns furos com o dedo em espaços mais ou menos de 5 centímetros e coloque as sementes dentro fechando os buracos com o dedo mesmo e depois coloque mais uma fina camada da mesma terra que fora preparada com esterco.

Como aguar o Goji Berry:
Após terminar o processo de colocar as sementes, pegue um esborrifador tipo aquele que cabeleireiros usam e esborrifa água mineral por cima umedecendo a última camada de terra que foi colocada. Observe que o Goji Berry é uma planta do Tibete onde predomina o sol, por isso ela não gosta muito de água, porém mesmo sendo uma planta do sol mantenha fora do sol, pois somente o calor será suficiente para seus crescimento. A frequência para aguar a planta é a observação da terra do vazo. Quando ela estiver seca então poderá aguar novamente o que geralmente se dará de 3 em 3 dias.

Processo de cultivo do Goji Berry:
Veja bem, o vazo já plantado deverá estar em lugar onde a chuva nem o sol atinja, pois ela não gosta de água. Logo você verá o recipiente todo cheio de folhas e ao longo de três meses ela estará mais ou menos com 30 a 40 centímetros tamanho ideal para serem amarradas numa estaca de bambu. É bom colocar duas estacas sendo uma em cada lateral traçando-as com barbante para que a planta possa subir confortavelmente – faça isso quando ela já estiver com uns dois meses. Com 2 meses de idade o Goji poderá ser colocada ao sol gradativamente, ou seja, coloque ao sol na parte da manhã e retire na parte da tarde até perceber sua adaptação. Aos 5 meses ela já terá alguns galhos e já estarão prontas para serem transportadas para o chão. Aos 2 anos de idade ela começará a frutificar – boa sorte. Você poderá encontrar sementes e a fruta desidratada bem como em capsula no endereço lista.mercadolivre.com.br/goji-berry

3 comentários:

Unknown disse...

Nossa adorei a matéria sobre gogi berro gostaria de afigurar uma semente dela vou procurar na lojas de produtos naturais vale a pena ter uma planta maravilhosa desta

soldeminas disse...

Adorei vou plantar e mando foto ok obgdo pelas dicas

professora de matemática disse...

Gostei demais das dicas.Tenho um pequeno pomar e já vou providenciar minhas mudas.Obrigada.Moro em Foz e assim que estiver produzindo enviarei fotos.kkkkk

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...