sábado, 17 de janeiro de 2015

Como plantar abobrinha


Abobrinha
Abobrinha - imagem original: nociveglia - Licença Creative Commons

Clima

A abobrinha (Cucurbita pepo) cresce melhor em clima quente, sendo que a temperatura ideal para o cultivo é de 20°C a 27°C. A temperatura mínima para o plantio é de 15°C, pois a planta não suporta baixas temperaturas.
Moita de abobrinha
A abobrinha forma moitas, ao contrário da abóbora que espalha suas ramas pelo terreno - imagem original: Ting Chen - Licença Creative Commons

Luminosidade

A abobrinha pode ser cultivada em locais ensolarados ou em sombra parcial, desde que haja uma boa luminosidade.
Pés de abobrinha
Deixe apenas uma ou duas plantas se desenvolverem por cova, retirando as plantas excedentes mais fracas - imagem original: Rae Allen - Licença Creative Commons

Solo

Cultive em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6,0 e 6,8.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.
Mudas de abobrinha
Mudas de abobrinha - imagem original: nociveglia - Licença Creative Commons

Plantio

Plante as sementes de abobrinha no local definitivo na horta, colocando 2 ou 3 sementes por cova a cerca de 2 cm de profundidade, seguindo a recomendação de espaçamento para o cultivar utilizado (geralmente vai de 0,9 m x 0,9 m a 1 m x 1,5 m).
As sementes também podem ser plantadas em vasos pequenos, saquinhos plásticos próprios para mudas ou copinhos de 10 cm de altura e 5 cm de diâmetro feitos com papel jornal. O transplante das mudas de abobrinha para a horta pode ser feito quando as mudas têm pelo menos três folhas definitivas.
Alguns cultivares de abobrinha podem crescer bem em vasos grandes, mas não se pode dizer que abobrinhas são plantas apropriadas para cultivo em contêineres.
Flor feminina da abobrinha
Flor feminina da abobrinha - imagem original: net_efekt - Licença Creative Commons
Flor masculina da abobrinha
Flor masculina da abobrinha - imagem original: Andrew_Writer - Licença Creative Commons

Tratos culturais

A presença de insetos polinizadores, principalmente abelhas, é necessária para a polinização das flores e a formação dos frutos. Se não houver abelhas e não houver formação de frutos, realize a polinização das flores manualmente com a ajuda de um pequeno pincel de cerdas suaves, lembrando que a planta produz flores que podem ser masculinas, flores que produzem pólen e não formam frutos, ou femininas, que formam os frutos se polinizadas com o pólen das flores masculinas (a mesma planta têm ambos os gêneros de flores).
Cultivar amarelo ou dourado de abobrinha
Cultivar amarelo ou dourado da abobrinha - imagem original: Anna - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita da abobrinha italiana pode começar de 45 a 80 dias depois do plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo. Colha a abobrinha quando bem desenvolvida, mas ainda imatura (o tamanho adequado para a colheita varia com o cultivar).
Cultivar de abobrinha Patty Pan
Há uma grande variedade de formas e cores da abobrinha. Aqui um cultivar Patty Pan - imagem original: Anna - Licença Creative Commons

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...