terça-feira, 27 de outubro de 2015

Dia de Campo apresenta novidades do adubo biológico Microgeo



12/05/11 - 14:46 
Adubo biológico sustentável é utilizado em propriedade para melhorar a qualidade do solo e a saúde das plantas

Nesta sexta-feira (13), a Ponto Rural irá realizar, às 09h, um dia de campo para a apresentação do adubo biológico Microgeo. Para demonstrar a aplicabilidade do produto, o evento será realizado na Fazenda São José do Ibicatu, em Cambé, em que seu arrendatário, Valdeci Monteiro, já utiliza o adubo.

O Microgeo é um adubo biológico desenvolvido pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP) a partir de pesquisas em biotecnologia. Visando a sustentabilidade agrícola, o produto é um alimento para microorganismos quando misturado com água e esterco bovino, resultando em um biofertilizante utilizado para a adubação biológica foliar e do solo.

Quando aplicado ao solo, o Microgeo aumenta o número de microorganismos na terra. Para o engenheiro agrônomo Felipe Bonilha Marcidelli, também aumenta a porosidade e diminui a descompactação do solo. As raízes das plantas conseguem atingir maior profundidade e gera um aumento considerável nas raízes secundárias. ‘’Com maior absorção de microorganismos e água, as plantas são mais tolerantes às estiagens, doenças e pragas’’, explica Marcidelli.

Jorge Oracio Magnani é responsável pela revenda e manutenção do Microgeo na cidade de Cambé e região. Ele acredita na qualidade e responsabilidade ambiental do adubo e que a adubação biológica é uma inovação. ‘’São colocados, em uma caixa, 20% do esterco bovino, 5% de Microgeo e completa com água. Pode ser aplicado por pulverização, em plantas e no solo, e a manutenção é repor o que foi usado para que a produção do adubo seja contínua’’, esclarece Magnani.
Dia de Campo apresenta novidades do adubo biológico Microgeo
A adubação biológica, além de ser sustentável, também traz benefícios e qualidade para o solo além de melhorar a saúde das plantas. Valdeci Monteiro é produtor rural e começou a utilizar o Microgeo em pequenas quantidades. Quando se deparou com os benefícios, decidiu investir em uma estrutura que atendesse toda a fazenda.

‘’Comecei com um tanque de 50 mil litros, mas a terra ficou com uma excelente qualidade, e o custo benefício me surpreendeu. Hoje, já montei outro tanque com 100 mil litros e estou investindo em mais um de 50 mil litros’’, comentou Monteiro.

Tanto os grandes como os pequenos produtores rurais podem utilizar o Microgeo, o tanque é montado de acordo com a necessidade de cada propriedade. A novidade pode ser considerada sustentável por atingir os pilares ambientais e econômicos. Preservar e melhorar o solo é garantia de bons resultados e qualidade de produção.
As informações são de assessoria de imprensa.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...