segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Araçá atrai por múltiplos benefícios

Foto: Divulgação

Araçazeiro: as folhas brilhantes e as flores brancas tornam a planta decorativa para pequenos jardins

O araçá é uma planta que tem cerca de 150 espécies diferentes. A fruta possui diversos benefícios medicinais, que podem variar de acordo com o seu tipo. Entre os benefícios estão ação calmante, anti-inflamatória, diurética e combate doenças inflamatórias da boca, garganta e do intestino (ver quadro).
Conhecida cientificamente como Psidium araca Raddi, é uma planta nativa do Brasil, pertence à família das Myrtaceae. Ela geralmente cresce em planícies costeiras e Mata Atlântica até cerca de 1.200 metros de altitude. No geral, é cultivada como árvore frutífera ornamental.
Frutifica de novembro até abril, dependendo a região. Os frutos são muito saborosos e refrescantes, e lembram o sabor do morango, principalmente a variedade que produz frutos vermelhos. Esses são ótimos para o consumo in natura, pois tem baixa caloria e boa quantidade de fósforo e vitamina C.
A árvore do araçá amarelo é perenifólia e de porte reduzido. Por isso serve para arborização urbana sob redes elétricas. As folhas brilhantes e as flores brancas tornam a planta decorativa para pequenos jardins, além de seus frutos atraírem pássaros.
Essa espécie não pode faltar em projetos de reflorestamentos, pois a planta é muito rústica quando em solos fracos e a pleno sol. A produção precoce de frutos alimenta a fauna. As flores são melíferas e indicadas, principalmente, como pasto apícola para as abelhas indígenas.

Características
A árvore do araçá geralmente chega a medir 10 metros de altura, seu tronco possui casca lisa que se descama em placas. As suas folhas são geralmente avermelhadas quando novas e as suas flores são pequenas e de cor alvo-esverdeada.
As frutas do araçá são tipo baga, de cor verde, amarela ou avermelhada. Sua polpa é comestível, adocicada, branco-amarelada ou avermelhada, é mucilaginosa e aromática. Com a polpa é possível fazer suco e outros produtos alimentícios.

Riqueza
A fruta é rica em minerais. É mucilaginosa (espessa) e adstringente, possui óleos essenciais com atividade antimicrobiana, carotenoides e antocianinas. O óleo extraído das folhas é utilizado como antidiarreico e como antibiótico, pois apresenta forte atividade contra as bactérias.
Por possuir um alto teor de vitamina C, maior até do que os frutos cítricos, o araçá é muito eficaz em tratamentos contra a gripe e resfriados. É possível fazer o suco da fruta, sorvete, doces, geleias, comê-la crua e extrair o óleo das folhas (ver receitas).

Redação Jornal Correio Riograndense

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...