segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Como plantar alho-poró


Extraído do blog plantei

alho-poro-beneficios-receitas-como-preparar


 O alho-poró (Allium ampeloprasum) é uma planta bienal mas geralmente cultivada como planta anual. O pseudocaule da planta é formado por camadas de bainhas de suas folhas, e é este pseudocaule que é utilizado como alimento.


      A espécie se desenvolve melhor em clima ameno, com temperaturas entre 13°C e 24°C, mas pode ser cultivado em clima mais quente se o solo for mantido bem úmido. É uma planta que resiste a baixas temperaturas.
      A luz solar direta por algumas horas é necessária para o desenvolvimento da planta.
      Quanto ao solo, o ideal é que seja bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica e rico em nitrogênio. O pH ideal é de 6,0 a 6,8.
      É necessário irrigar com frequência para que o solo seja mantido úmido. No entanto, nunca encharcado.
Alho-poró-Buddha-Spa-Blog
      O plantio de alho-poró é feito por sementes, que devem ser semeadas a aproximadamente 1 cm de profundidade, no local definitivo ou em sementeiras. Caso o realize por sementeiras, o transplante deve ser feito quando as mudas estiverem com 10 a 20 cm de altura, o que ocorre aproximadamente dois meses após a semeadura.
      As mudas devem ficar com o pseudocaule quase totalmente enterrado no solo, deixando apenas a extremidade com a folhagem visível.
      O alho-poró também pode ser cultivado em vasos que tenham pelo menos 25 cm de profundidade (quanto maior a profundidade melhor).
      É importante lembrar de sempre retirar plantas invasoras que estejam concorrendo com o alho-poró por nutrientes e recursos.
      A colheita é feita geralmente entre 120 e 150 dias após o plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo.
      As plantas são geralmente colhidas quando os pseudocaules têm de 2,5 a 4 cm de diâmetro.
      A planta é arrancada inteira e suas folhas podem ser aparadas. As folhas são comestíveis também, no entanto, menos apreciadas e usadas que o pseudocaule.
      A colheita pode ser atrasada sem nenhum problema se o clima continuar adequado.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...