sábado, 26 de setembro de 2020

10 Dicas Essenciais de Primavera para o Jardim



É primavera: tempo de flores e borboletas. Foto de Vicki DeLoach
1. Faça uma análise de solo
Colete amostras de diferentes áreas do seu jardim e solicite uma análise de solo ao laboratório mais próximo. Você encontra laboratórios de solos em faculdades de agronomia, órgãos de extensão como a Emater e em empresas privadas. O exame do solo não é caro e vai ajudar a ditar a correção e fertilização do solo para a primavera e verão. Possivelmente você precisará calcarear e fertilizar com calcário dolomítico, microunutrientes e matéria orgânica.

2. Faça uma limpeza no quintal

Remova galhos caídos e excesso de folhas mortas do jardim. Verifique as cercas em busca de falhas e partes estragadas, assim como os caminhos pavimentados ou com pisadas. Peças de madeira ou concreto podem apodrecer com o frio e umidade do inverno, verificar agora evitará problemas futuros, quando o jardim for mais utilizado. Repare também as estruturas do jardim, como treliças, caramanchões, bancos e delimitadores de canteiros, e veja se precisam ter partes substituídas, consertos ou pintura.
Veja se está tudo em ordem com o cortador de grama. Foto de Cavalier92
Veja se está tudo em ordem com o cortador de grama. Foto deCavalier92

3. Compre ferramentas e plantas

Antes de precisar ativamente de novas ferramentas, verifique o que tem, limpe, lubrifique e faça uma lista do que vai precisar comprar. Aproveite para escolher e comprar novos arbustos, árvores e flores perenes. Faça um pequeno projeto para remodelar ou substituir plantas que não deram certo e adquira junto a sua floricultura ou garden center favoritos, se necessário encomende. Não tenha pressa, compre as plantas certas.

4. Prepare-se para as podas

Na primavera, podas e cortes são muito frequentes. Assegure-se que suas máquinas estão em perfeitas condições para iniciar a temporada. Envie seus cortadores de grama, roçadeiras e podadores de sebes para a assistência técnica, e solicite limpeza, afiação de lâminas, troca de óleo lubrificante e velas se necessário. Veja quais as áreas do seu jardim vão precisar de podas e trace um plano de ataque, para pôr em prática assim que suas máquinas voltarem da assistência.
A primavera é época de podar arbustos e árvores. TroigNipen
A primavera é época de podar arbustos e árvores. TroigNipen

5. Faça as podas de limpeza

Pode arbustos e árvores lenhosas, removendo ramos mortos e doentes. Se necessário contrate uma empresa especializada para podar árvores grandes. A poda vai ajudar a acordá-las para a primavera, arejando e iluminando a copa. Além disso mantém o jardim seguro, prevenindo a queda de algum ramo doente que pode ameaçar o telhado, carro e até mesmo as pessoas e animais. Pode também a folhagem velha dos arbustos, antes que eles rebrotem, pelo mesmo motivo. Remova folhas estragadas pelas geadas, principalmente de plantas tropicais como helicônias e bananeiras. Não esqueça de podar os arbustos e floríferas perenes após a floração.

6. Prepare os canteiros

Deixe seus canteiros limpos e prontos para os plantios de primavera. Remova plantas mortas, assim como ervas daninhas. Areje o solo e deixe que ele tome sol alguns dias, revirando a camada superficial periodicamente, antes de acrescentar matéria orgânica e fertilizantes. Essa técnica auxilia no controle de pragas e doenças que possam estar escondidos entre as folhas mortas, esperando as plantinhas novas para atacar.

7. Plante

O início da primavera é o momento ideal para plantar e transplantar árvores, arbustos, flores, bulbos, hortaliças, etc. Muitas espécies exigem este calor da primavera para seu crescimento inicial e pronto estabelecimento. Nesta estação que as plantas acordam, nascem, e naturalmente emitem raízes e folhas novas. Escolha um dia mais fresco e nublado para esta tarefa, prepare covas profundas e acrescente boa quantidade de matéria orgânica. Faça sementeiras com bom substrato e proteja-as em estufa se ainda correr o risco de geadas. Não se esqueça de regar completamente cada muda e semente, neste dia e nos dias seguintes.
Verifique cercas e veja se precisam de manutenção e pintura. Foto de Lynn Friedman
Verifique cercas e veja se precisam de manutenção e pintura. Foto de Lynn Friedman

8. Fertilize

Estimule o crescimento, floração, regeneração, rebrote e frutificação das plantas com bons fertilizantes. Faça um projeto de adubação, relacionando cada árvore e canteiro. Adquira adubos próprios para cada planta e a fase em que se encontra. Plantas que vão florescer, frutificar ou estão enraizando exigem fertilizantes ricos em fósforo e potássio. Já plantas em pleno crescimento vegetativo, como cercas-vivas, folhagens e gramados, vão necessitar de fontes ricas em nitrogênio também. Não esqueça de fertilizar árvores e arbustos na linha de projeção da copa, e evite aplicar os adubos próximo ao colo das plantas e em dias de sol forte. Regue muito bem depois de cada adubação. Além dos adubos químicos, aplique também matéria orgânica, como húmus de minhocas, terra vegetal, estercos curtidos. Assim as plantas são alimentadas por mais tempo e o solo se mantém mais saudável e equilibrado.

9. Faça compostagem

Com tantos restos de podas e folhas mortas é primordial fazer uma pilha de compostagem, caso contrário você vai perder um rico material fertilizante para o seu jardim. Prepare-se, pois a partir de agora a pilha só tende a aumentar, com as plantas crescendo vigorosamente e necessitando de podas mais frequentes. Se possível invista num cortador de grama com recolher de aparas, para aproveitá-las na compostagem e se puder, um triturador de ramos. Não esqueça de revirar regularmente sua pilha de compostagem e regue-a quando estiver seca. Para enriquecê-la ainda mais, junte cascas de frutas e legumes, cascas de ovos, pó de café, chá e chimarrão entre outros materiais interessantes que vem da cozinha. Não adicione alimentos cozidos ou com sal à sua pilha de compostagem. Ao final de poucos meses você terá um rico adubo caseiro.

10. Aproveite

De nada adianta tanto trabalho se não puder aproveitar a estação mais bonita. Faça um suco gostoso ou prepare um chimarrão, pegue sua cadeira e vá curtir as flores, borboletas e pássaros. Coloque alimentadores com frutas e grãos para atrair passarinhos e borboletas. Tome sol pela manhã e faça sua dose diária vitamina D! Chame seus amigos para um churrasco no fim de semana ou um simples chá com bolo no jardim. Compartilhe a beleza das suas plantas. Convide as crianças para um banho de mangueira. Aproveite para desfrutar da natureza e viver um pouco no presente. A vida está lá fora, no seu quintal, florescendo e esperando que você.
Um piquenique é uma ótima forma de desfrutar do jardim. Foto de Chloe Lim
Um piquenique é uma ótima forma de desfrutar do jardim. Foto de Chloe Lim
Raquel Patro
Sobre 
Raquel Patro é editora do site Jardineiro.net e uma pessoa totalmente fascinada pela natureza, principalmente por plantas e jardins. Criou o site Jardineiro.net para disseminar sua paixão, contagiando novos adeptos e entusiasmando os antigos.






10 Dicas Essenciais de Primavera para o Jardim

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...