quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Como preparar estacas para mudas de ora-pro-nobis (Nesse vídeo a espécie...



A ora-pro-nobis, de nome científico Pereskia, sendo as mais comuns e encontradas e comestíveis são à Pereskia aculeata e a Pereskia grandifolia, encontradas em abundância na região Sudeste do Brasil e muito usada na culinária mineira. Do latim, seu nome significa “rogai por nós”, segundo tradições, esse nome foi dado por algumas pessoas que colhiam no quintal de um padre enquanto ele rezava em latim. De fácil cultivo e alto valor nutricional, a planta pode ser usada como ornamento e alimento, e se desenvolve em vários tipos de solo. 



Também conhecida como lobrobó e orabrobó, a planta se adapta facilmente a diversos climas e tipos de solo. Durante a floração, que ocorre de janeiro a abril com flores pequenas e perfumadas de coloração branca, a produção de seus frutos ocorre de junho a julho apenas, e são amarelos e redondos. Uma curiosidade é que a flor fica viçosa apenas por algumas horas e vai apresentando murcha na parte da tarde. Muito usada como cerca viva, a planta pode chegar aos cinco metros de altura e possui ramos repletos de espinhos, ajudando a proteSuas folhas, secas e moídas ou frescas são a parte comestível, e podem ser usadas em receitas como sopas, omeletes, tortas e refogadas, ou ainda cruas em saladas. Além disso, podem ser usadas para enriquecer a farinha, massas e pães.





De fácil digestão, uma excelente sugestão de uso da planta é triturada com água no liquidificador e, em seguida, adicionada à massa do pão ou macarrão. As folhas são ainda ótimas para enriquecer as saladas, e outros pratos.
As folhas, in natura, podem ser usadas ainda misturadas na ração de animais devido ao alto teor de proteína que é em torno de 25%.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...