quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

10 dicas fáceis para cultivar physalis



Devido a seu alto valor no mercado, a physalis pode se tornar uma excelente oportunidade de negócio para pequeno e médio produtores


Physalis
fruta physalis (Physalis angulata) é encontrada na região Amazônica (Colômbia e Brasil), também conhecida com os nomes populares camapumsaco-de-bodemulacajoá e joá-de-capote. Cresce em uma planta arbustiva da família das solanáceas, a mesma da berinjela e do tomate. Possui formato arredondado e suas cores podem variar (verde, amarela, laranja ou vermelha). Quando em desenvolvimento, a physalis permanece no interior de uma folha fina, em forma de cálice, formando uma espécie de casulo.

Physalis - alto valor no mercado e boa rentabilidade 

Com o sabor acético adocicado, a physalis (joá) é consumida in natura, mas também é utilizada tanto na culinária (compotas, geleias e licores) como na medicina natural (tratamento de diabetes, reumatismo e doenças de pele). Devido a seu alto valor no mercado, esse fruto pode se tornar uma excelente oportunidade de negócio para pequeno e médio produtores.

Physalis – boa adaptabilidade, rusticidade e precocidade

Dentre suas principais vantagens estão adaptabilidade, rusticidade e precocidade, o que permite o cultivo em qualquer região do país. Entretanto, é de extrema necessidade adotar métodos de controle contra algumas pragas, como brocas, tripes e ácaros.

Siga algumas dicas fáceis para cultivar physalis:
 
1. Para iniciar o cultivo comercial de physalis, basta um hectare de terra, com solo rico em material orgânico (com pH entre 5,5 e 6,0).

2. A planta se desenvolve bem em temperaturas elevadas, mas se adapta bem a temperaturas baixas (não gosta de umidade).

3. O plantio é feito o ano todo, contanto que se faça a correção do solo por meio da análise em laboratório. 

4. Antes de transplantá-la no solo, plante as sementes em bandejas de isopor (128 células), copos de plástico (300 mililitros) ou saquinhos de polietileno (13 x 13 centímetros). 

5. A germinação ocorre de 10 a 20 dias (quando as mudas atingem entre 20 e 30 centímetros de altura, plante-as em local definitivo). 

6. Assim que alcançarem 80 centímetros de altura, torna-se necessário o seu tutoramento (da mesma forma que o tomateiro).

7. O sistema de irrigação mais adequado ao cultivo de physalis é o de gotejamento.

8. Em apenas um hectare podem ser instaladas de 6 mil a 12 mil plantas, que produzem de um a três quilos de frutos cada uma.

9. Quando a umidade relativa do ar estiver muito alta, aplique calda bordalesa (a cada 15 dias) para evitar que a planta sofra o ataque de doenças fúngicas. 

10. Para o controle de pragas (brocas, tripes e ácaros), pulverize a planta (a cada oito ou dez dias) com defensivos prescritos por engenheiro agrônomo.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista Globo Rural.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...